23/05/2012
No período entre os dias 6 e 9 de maio passado o Rotary International teve, mais uma vez, o seu momento máximo, dentro de cada ano rotário. A cada ano as convenções do R. I. vêm se superando. Neste ano em Bangkok éramos mais de 35.000 rotarianos de todas as partes do mundo. O Brasil, como de costume, se fez representar com uma grande quantidade de rotarianos, familiares e amigos. Esta foi a maior convenção desde a que foi realizada em Chicago, EUA, quando foi celebrado o Centenário do Rotary International em 2005.
Fundação de Rotarianos de São Paulo esteve presentena Convenção do Rotary International
A Convenção foi precedida pelas realizações de diversos encontros, já tradicionais entre os rotarianos, o Simpósio da Paz, a reunião dos chairmen do Programa de Intercâmbio, o encontro dos Rotaractianos, a reunião da Comissão Interpaíses e o ponto alto entre todos estes eventos, a pré-convenção, o Instituto Rotário 2012. Neste ano convocado e organizado pelo DRI José Alfredo Pretoni. Reconhecido por todos os participantes como um grande sucesso.
Já no sábado que antecedeu a cerimônia de abertura pudemos verificar a organização e a logística montada para receber aquele grande volume de gente. A Casa da Amizade estava terminando a sua montagem. Como já é de praxe, desde há alguns anos, a Fundação de Rotarianos de São Paulo estava representada com um estande. Este tem sido o ponto de encontro dos brasileiros durante as três últimas convenções do R.I, Montreal, Canadá, Nova Orleans, EUA e neste ano aqui em Bangkok.
O trabalho era intenso e o credenciamento dos participantes funcionava de maneira impecável. Um registro especial deve ficar, pois em menos de 2 minutos era realizado o credenciamento daqueles que estavam inscritos previamente. O nosso companheiro EGD Amilton Medeiros Silva fez parte desta comissão.
O PRI Luis Vicente Giay visitou o estande da Fundação
Estivemos presentes na primeira sessão que teve a presença de Sua Majestade, a princesa Tailandesa Chulabhorn Walailak Akra Rajakumari.
Dentro de um protocolo todo especial a plateia foi preparada e orientada para receber Sua Majestade. A princesa foi saudada pelo ex-presidente do R.I. Bichai Ratakul. A seguir Sua Majestade fez um breve discurso dando as boas-vindas aos rotarianos e ofereceu a cidade de Bangkok para que todos se sentissem em suas próprias casas durante a realização da Convenção. A Tailândia estava muito feliz em poder anfitrionar os rotarianos de todo o mundo.
Em seguida Sua Majestade se retirou e o presidente Kalyan Banerjee fez o seu discurso dando sequência à cerimônia de abertura.
Durante o seu maravilhoso discurso deu uma ênfase toda especial à Fundação de Rotarianos de São Paulo, dizendo-se emocionado pois quando esteve em São Paulo e teve a oportunidade de visitar a maior obra do Rotary International na área educacional ficou deslumbrado com o que ali é realizado.
Registrou o orgulho que os rotarianos devem sentir de exisitir uma obra como aquela em Rotary.
A Convenção teve a sua sequência trazendo nas plenárias grandes palestrantes de destaque mundial, entre eles podemos citar o Dr. Muhammad Yunus, laureado com o Prêmio Nobel da Paz em 2006, fundador do Grameen Bank e a Sra. Rajashree Birla, Diretora Geral do Grupo de companhias Aditya Birla que tem mais de 100.000 colaboradores em mais de 50 países. Aqui no Brasil é a proprietária da Novelis S/A que atua na área de alumínio em diversas regiões do nosso país. A Sra. Birla fez doações significativas para a Fundação Rotária e deu destaque, em sua fala, dizendo que viver é doar. Quem não doa um pouco de si não vive.
O Sr. Bill Gates não pôde estar presente mas enviou um vídeo onde cumprimentou os rotarianos por terem alcançado o compromisso de complementar a doação de sua Fundação, Melinda e Bill Gates, conseguindo alcançar os US$ 555 milhões. Estamos cada vez mais próximos de alcançar o nosso desiderato, O FIM DA PÓLIO!
Mais um evento de grande importância teve lugar, também como de hábito, o Café da Manhã Latino Americano. Neste ano organizado e convocado pelo DRI José Antonio Figueiredo Antiório. Foi mais um grande momento onde estivemos com os nossos irmãos latinoamericanos, e pudemos conviver com os diversos ex-diretores de R.I., assim como os ex-presidentes da nossa região, Luis Vicente Giay e Frank Devlin.
Por fim fica o registro da maravilha que é a cidade de Bangkok, banhada pelo rio Chao Phraya, com seus encantos e seu povo de grande amabilidade e hospitalidade que ficou marcada em nossos corações. O contraste entre os seus canais, os mercados flutuantes, os arranha-céus e sua agitação envolveram os rotarianos e seus familiares.
PRI Bichai Rattakul e Carlos Jerônimo da Silva Gueiros
Bangkok significa a cidade dos Anjos. Pudemos conviver com estes anjos por vários dias. Certamente muitos de nós irão voltar para aproveitar a cidade, conhecer as demais cidades do país e poder reviver as delícias de sua famosa gastronomia.
A cerimônia de encerramento foi também esplendorosa.
Vale relembrar que em 2015 a cidade de São Paulo irá abrigar a 106a. Convenção do R.I. Já começamos a nos preparar para recepcionar os rotarianos visitantes da melhor maneira possível.
Enquanto isto vamos nos ver em Lisboa na 104a. Convenção do Rotary International que terá lugar entre os dias 23 e 26 de junho de 2013!
Até lá!
Carlos Jerônimo da Silva GueirosEGD 4610 -1998/99
Publicado em Boletim Servir, nº 3.891, do Rotary Club de São Paulo - Distrito 4610
- Assista ao vídeo do discurso do presidente do Rotary International Kalyan Banerjee
Av. Higienópolis, 996 - São Paulo - SP
Fundação de Rotarianos de São Paulo | CNPJ: 61.370.094/0001-85
Lei Geral de Proteção de Dados: dpo@frsp.org | Política de Privacidade | Fale Conosco