10/08/2013
Com o objetivo de oferecer à nova Diretoria da Fundação de Rotarianos de São Paulo (FRSP) melhor visibilidade sobre a obra educacional das instituições Rio Branco, por meio de uma dinâmica troca de ideias, foi realizado no dia 10 de agosto nas Faculdades o encontro Missão e Visão Especial.
Considerado pelo presidente da Fundação, Nahid Chicani, um importante momento de compartilhamento, o encontro contou com a presença de Ivo Nascimento, Chucrallah Salem El Tayar, Rubens Hannun, Mário Sérgio Mendes Cardoso e João Carlos Correia, diretores da Fundação; Flávio Farah, dos Conselhos Fiscal e Superior; Sylvia Passarelli, GD 2015/16 do D4610 e membro do Conselho Superior; Paulo Grimaldi e Marcos Totoli, presidente e vice-presidente do Conselho de Presidentes da Fundação; Dino Samaja, Roberto Braz Matos Macedo e Roberto Duailibi, membros do Comitê de Desenvolvimento da Fundação; e Eduardo de Barros Pimentel, chanceler das Faculdades Integradas Rio Branco.
Marco Rossi, superintendente da Fundação, falou sobre Governança Corporativa, princípio que norteia as ações da Fundação, seus conceitos e objetivos, dentre eles a excelência na gestão das instituições, ressaltando as boas práticas do dia a dia.
Esther Carvalho, diretora geral do Colégio Rio Branco, falou sobre os desafios de educar crianças e jovens no e para o século XXI, a partir da reflexão de que uma criança que entra, hoje, na escola estará na faculdade em 2018. Em sua fala, ressaltou tendências sociotecnológicas que mudam o processo de ensino e aprendizagem e estudos em neurociência cognitiva. Foram destacadas as ações do Colégio Rio Branco que estimulam e valorizam o protagonismo do aluno, a parceria entre família e escola, o desenvolvimento profissional continuado e o benchmarking.
O diretor geral das Faculdades Integradas Rio Branco, Edman Altheman, falou sobre o potencial de crescimento da instituição, dos cursos oferecidos, do seu corpo docente formado, em sua maioria, por mestres e doutores, além dos projetos e atividades que estimulam o empreendedorismo dos alunos. Além disso, ressaltou a construção do prédio para abrigar as Faculdades na Unidade Granja Vianna, que será inaugurado em breve.
Wagner Tadeu Mendes, coordenador do Ensino a Distância Rio Branco, conceituou a modalidade de ensino comentando sobre as inúmeras oportunidades existentes no mercado. Compartilhou, ainda, informações sobre os cursos atualmente oferecidos: extensão, dependências on-line, alinhamento conceitual e programas de formação docente.
Participantes do encontro
A diretora do Centro Profissionalizante Rio Branco, Susana Penteado, explicou que a instituição proporciona qualificação profissional para jovens, além dos programas voltados para surdos e pessoas com deficiência física, promovendo a inclusão no mercado de trabalho, por meio de parceria com empresas. A diretora falou, ainda, do plano de expansão dos polos de atuação no Estado de São Paulo.
Sabine Vergamini, diretora do Centro de Educação para Surdos Rio Branco, destacou a trajetória da instituição desde 1977, na inclusão da minoria surda na sociedade. Ressaltou, também, aspectos do universo e da cultura surda, da proposta bilíngue da escola, tendo a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua e o português escrito como segunda.
Para finalizar o encontro, foi oferecido um descontraído almoço, momento em que os convidados puderam interagir com os gestores, compartilhando ainda mais informações sobre as Instituições Rio Branco, cujas práticas adotadas vêm ao encontro do compromisso da Fundação de oferecer ensino de qualidade em todos os níveis.
Av. Higienópolis, 996 - São Paulo - SP
Fundação de Rotarianos de São Paulo | CNPJ: 61.370.094/0001-85
Lei Geral de Proteção de Dados: dpo@frsp.org | Política de Privacidade | Fale Conosco