07/04/2014
A Fundação de Rotarianos de São Paulo promoveu, em 05 de abril, a 11ª edição do Encontro Missão e Visão, que tem como objetivo gerar o compartilhamento de informações sobre as instituições Rio Branco, entre diretores, conselheiros, rotarianos, gestores e colaboradores.
Diretores, gestores e coordenadores da Fundação e mantidas
O presidente da diretoria da Fundação de Rotarianos de São Paulo, Nahid Chicani, iniciou o evento agradecendo a presença de todos, destacando a participação dos membros dos conselhos, da diretoria e dos comitês da instituição. Pela primeira vez, o convite do evento foi estendido, também, aos 81 clubes fora da capital, aumentando a abrangência da visibilidade da Fundação.
O superintendente da Fundação, Marco Rossi, ressaltou que o conceito do encontro está calcado nos princípios da Governança Corporativa, que tem como pilares a transparência, a equidade, a prestação de contas e a responsabilidade corporativa. A atuação da Fundação, pautada nesses princípios, foi destacada pelo superintendente, que abordou, ainda, aspectos do cenário macroeconômico atual, que refletem na área educacional.
Alexandre Uehara, diretor-acadêmico das Faculdades Integradas Rio Branco, evidenciou o papel da instituição na formação global do aluno. As Faculdades atuam com base na inovação e no empreendedorismo para fortalecer a marca. As parcerias e as ações para promover o avanço dos alunos foram abordadas.
Frisando os desafios da educação no século XXI, Esther Carvalho, diretora-geral do Colégio Rio Branco, falou sobre a importância do desenvolvimento das competências não-cognitivas das crianças e jovens. A escola atua com a crença na diversidade e com a valorização de resultados, como aspectos que são integrados no dia a dia.
O coordenador do Ensino a Distância Rio Branco, Wagner Tadeu Mendes, falou sobre as atividades desenvolvidas pela mantida, que levou para a plataforma a distância a mesma qualidade dos cursos presenciais. O coordenador apresentou, ainda, a dinâmica de estudo a distância na Rio Branco. Alunos, colegas, professores e tutores trabalham os conteúdos em conjunto, que são atualizados e apresentados por meio de vídeo-aulas, tarefas e exercícios. Os alunos podem se organizar, seguindo os prazos estabelecidos para a finalização das atividades. O EAD oferece cursos de extensão universitárias em parceria com as Faculdades Integradas Rio Branco, disciplinas de Dependência Online e atividades para os cursos de pós-graduação lato sensu.
A diretora do Centro Profissionalizante Rio Branco, Susana Penteado, falou sobre o Programa de Aprendizagem Profissional, que introduz jovens de baixa renda no mercado de trabalho, e sobre o Programa de Aprendizagem Profissional para Surdos e Pessoas com Deficiência Física, que oferece a aprendizagem com foco na reinserção profissional destas pessoas. Outro tema tratado foi a parceria com o Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana no Estado de São Paulo (Selur), que permite a realização do programa para surdos e pessoas com deficiência e das Oficinas de Surdez e Acessibilidade. A diretora comentou, ainda, as perspectivas para a instituição e o plano de expansão do Cepro, resultado de parceria com o Rotary Club Taboão da Serra-Pirajuçara.
Sabine Vergamini, diretora do Centro de Educação para Surdos Rio Branco, falou sobre a atuação da instituição, que tem o objetivo de inserir surdos e suas famílias na sociedade, por meio de programas como o Programa de Estimulação do Desenvolvimento, com crianças de 0 a 3 anos, e do ensino regular até o 5º ano do Ensino Fundamental, e do relacionamento com as famílias. A escola tem como foco a educação bilíngue, com Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua e o português escrito, como segunda. A diretora apresentou, ainda, o cenário da surdez no Brasil e no mundo: segundo os dados de 2011, da Organização Mundial da Saúde, há 360 milhões de pessoas no mundo com algum tipo de problema auditivo e, no Brasil, há 28 milhões de pessoas. A diretora destacou o desempenho da escola e a busca por parcerias e patrocínios.
O encontro foi finalizado com rodas de discussão em que os gestores das instituições reuniram-se com grupos de participantes para a troca de informações e compartilhamento de experiências.
Av. Higienópolis, 996 - São Paulo - SP
Fundação de Rotarianos de São Paulo | CNPJ: 61.370.094/0001-85
Lei Geral de Proteção de Dados: dpo@frsp.org | Política de Privacidade | Fale Conosco