27/10/2014
A Fundação de Rotarianos de São Paulo mantém, desde 2006, estreito relacionamento com a Finlândia, referência na área da educação, e, em outubro, o superintendente Marco Rossi visitou o país, em ação de benchmarking internacional.
A programação contemplou atividades diversas, nas cidades de Helsinki e de Tampere, como visitas à universidades, apresentação de trabalhos inovadores e reuniões com autoridades do Ministério da Educação e da Embaixada Brasileira naquele país.
Em encontro com o Embaixador do Brasil na Finlândia, Norton Rapesta, o superintendente da Fundação conheceu o Centro de Estudos Brasileiros (CEB), que oferece cursos para cerca de 170 finlandeses. Na ocasião, foi firmada uma parceria com foco no compartilhamento de atividades com alunos do Colégio Rio Branco.
Marco Rossi e Norton Rapesta
A viagem contemplou, também, um encontro com a diretora de Relações Internacionais do Ministério, Jaana Palojärvi, e com a coordenadora Helena Lalu-Toivio.
Jaana Palojärvi
O projeto governamental “Me and My City”, premiado como o melhor projeto educacional da Europa, que promove aos jovens a experimentação de diversas profissões, por meio da simulação de situações reais, foi apresentado.
Em reunião no Center for International Mobility (Cimo), do Ministério da Educação, foi estabelecida uma parceria oficial para o intercâmbio de alunos das Faculdades Integradas Rio Branco, para a realização de cursos de pós-graduação em universidades finlandesas.
Na Helsinki University, o superintendente conheceu o Projeto “Mind the Gap”, que estuda as questões referentes aos efeitos da aprendizagem para os nativos digitais, além do Minerva Plaza, ambiente inovador de aprendizagem. Na Aalto University, foi destacado o trabalho que une as áreas de Business, Tecnologia e Design.
Projeto Me and My City
Como parte da atividade, o superintendente visitou o Playful Learning Centre, um laboratório para o desenvolvimento de pesquisas e soluções para a aprendizagem, sendo um acelerador entre a acadêmica e a indústria.
O superintendente conheceu a Tampere University of Applied Sciences (Tamk), que possui mais de 10 mil alunos. A instituição é parceira da Fundação de Rotarianos de São Paulo no oferecimento do curso a distância “Educadores para o Século XXI”, para educadores das Instituições Rio Branco.
Na universidade, foi apresentado o Mediapolis, um centro de desenvolvimento em tecnologias da informação e da comunicação, além do Proacademy, um polo de empreendedorismo, que valoriza e incentiva o protagonismo.
Av. Higienópolis, 996 - São Paulo - SP
Fundação de Rotarianos de São Paulo | CNPJ: 61.370.094/0001-85
Lei Geral de Proteção de Dados: dpo@frsp.org | Política de Privacidade | Fale Conosco