A Fundação de Rotarianos de São Paulo e o Colégio Rio Branco promoveram, no dia 22 de setembro, o Seminário Internacional Tendências Emergentes em Educação no Século XXI, reunindo educadores e representantes da Finlândia, país referência em educação, em torno de discussões atuais sobre a área. Educadores da Tampere University of Applied Sciences (TAMK University) apresentaram aspectos de destaque na educação finlandesa.
O encontro teve o apoio da Embaixada da Finlândia no Brasil e do Finpro, e contou com as presenças do Embaixador da Finlândia no Brasil, Markku Virri, do Cônsul Geral Honorário da Finlândia em São Paulo, Jan Jarne, e do Secretário de Educação do Estado de São Paulo, José Renato Nalini.
Markku Virri destacou a parceria entre a TAMK University e o Colégio Rio Branco, parabenizando pela realização do curso e do seminário. “É uma honra e grande prazer estar presente aqui para discutirmos sobre a Educação na Finlândia. A educação teve um grande papel para o avanço do país. Acredito que o que levou a Finlândia a se tornar uma referência mundial foram os avanços na educação”, explicou.
O presidente da Fundação de Rotarianos de São Paulo, Nahid Chicani, ressaltou a parceria estabelecida com a Finlândia, por meio de seus órgãos oficiais e educacionais. “Há mais de uma década temos na Finlândia uma importante inspiração para nossos trabalhos. O investimento no desenvolvimento profissional docente nas Instituições Rio Branco é uma realidade. Sabemos que nossos professores são o nosso mais valioso pilar, pois a escola acontece nas salas de aula e no relacionamento de nossos alunos com nossos professores”, destacou.
O encontro celebrou, também, a parceria entre a Fundação de Rotarianos de São Paulo, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e a TAMK University, que permitiu a realização da formação docente de 30 educadores da Rede Pública. José Renato Nalini destacou que, para conseguir mudar a educação no Brasil, é preciso que todos se unam. “Podemos sair das nossas desigualdades, assim como a Finlândia conseguiu. Precisamos mudar, precisamos refletir sobre nossa educação. Que esses educadores sejam multiplicadores em suas escolas e instituições”, completou.
O superintendente da Fundação de Rotarianos de São Paulo, Marco Rossi, e a diretora-geral do Colégio Rio Branco, Esther Carvalho, acompanharam o trabalho desenvolvido junto aos educadores da rede pública e conduziram as apresentações do seminário.
Em uma das palestras, a diretora e a gerente da Tampere University of Applied Sciences, Carita Prokki e Virpi Heinonen, respectivamente, destacaram os aspectos que marcam a educação finlandesa, que a fazem uma inspiração para muitos países. Leia mais
Juha Lahtinen e Sisko Mällinen, educadores da TAMK University, falaram sobre o novo currículo, a importância dessa reforma para a educação e o valor do professor na Finlândia. Leia mais
Na ocasião, foram certificados os educadores da rede pública do Estado de São Paulo, que tiveram a oportunidade de integrar o programa de formação docente “Tendências Emergentes em Educação”, realizado entre os dias 18 e 22 de setembro, no Colégio Rio Branco, ministrado pelos professores de TAMK University, Sisko Mällinen e Juha Lahtinen, com apoio das professoras riobranquinas Larissa Tainá Neves e Maira de Cássia Duarte Rissutti. Leia mais
O Colégio Rio Branco já conta com três turmas de educadores que concluíram a formação docente pela TAMK University. Durante o encontro, os educadores da última turma também foram prestigiados e certificados. Leia mais
Av. Higienópolis, 996 - São Paulo - SP
Fundação de Rotarianos de São Paulo | CNPJ: 61.370.094/0001-85
Lei Geral de Proteção de Dados: dpo@frsp.org | Política de Privacidade | Fale Conosco