Com o intuito de oferecer atualização e reflexão aos jornalistas que atuam na imprensa, as Faculdades Integradas Rio Branco e o Colégio Rio Branco promoveram a 10ª edição do Programa Rio Branco para Jornalistas, com o tema “Brasil 2019: uma análise política, econômica e social do Governo Bolsonaro”.
Reunindo, aproximadamente, 45 jornalistas de importantes veículos nacionais, o programa contou com a presença de profissionais da Globo, Record News, TV Cultura, TV Bandeirantes, Band News, correspondentes internacionais, entre outros.
Os jornalistas tiveram a oportunidade de integrar aulas e debates sobre os aspectos políticos, sociais e econômicos que envolveram o país nos primeiros meses da atuação de Jair Bolsonaro à frente da Presidência da República, e as perspectivas para os próximos meses.
A abertura do evento contou com uma aula magna sobre “A Educação em descompasso como um dos principais desafios do país”. A mesa redonda ficou composta pelos convidados, Renato Júdice de Andrade, diretor da Unidade Higienópolis do Colégio Rio Branco, doutor e mestre em Educação pela UFMG, com linha de pesquisa na área de Políticas Públicas; Andressa Pellanda, coordenadora executiva da Campanha Nacional pelo Direito à Educação; e Luis Renato Maldonado, diretor e professor de História na rede pública estadual.
A segunda aula do programa abordou o tema “Política interna e externa no cenário de crise”, com o doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP e professor, Pedro Costa Júnior.
“O projeto econômico de Paulo Guedes e a Reforma da Previdência” foi o tema da terceira aula do programa, ministrada pelo professor Onofre Portella, doutor em Economia pelo PROLAM-USP e mestre em História Econômica pela PUC-SP.
Encerrando o programa, o convidado especial, Marcelo Semer, Juiz do Tribunal de Justiça do Estado de S. Paulo, doutor em Direito Penal e Criminologia, mestre em Direito Penal e bacharel em Direito, todos pela USP, abordou o tema “Os rumos da Justiça, da Democracia e dos Direitos Humanos no Brasil”.
Todo o programa foi desenvolvido para atender às demandas que permeiam as agendas da imprensa, diante das transformações diárias no atual cenário nacional. Nessa edição, pela primeira vez, o programa contou com o apoio da Associação dos Correspondentes Estrangeiros.
Av. Higienópolis, 996 - São Paulo - SP
Fundação de Rotarianos de São Paulo | CNPJ: 61.370.094/0001-85
Lei Geral de Proteção de Dados: dpo@frsp.org | Política de Privacidade | Fale Conosco