08/07/2011
Em uma iniciativa de valorizar a cultura dos países lusófonos, a Comissão Interpaíses Brasil-Portugal e Países de Língua Oficial Portuguesa (CIP-Plop), representando rotarianos de língua portuguesa, juntamente com a Cooperativa Editora Brasil Rotário e a Academia Brasileira Rotária de Letras, entregou às Nações Unidas, um memorial para tornar o Português um de seus idiomas oficiais, ao lado do árabe, chinês, espanhol, francês, inglês e russo.
O documento foi assinado por Carlos Jerônimo da Silva Gueiros, presidente da CIP-Plop, Eduardo de Barros Pimentel, presidente da Fundação de Rotarianos de São Paulo, Ricardo Vieira de Magalhães Gondim, presidente da Cooperativa Editora Brasil Rotário, Odilza Vital, representando Maria Inês Botelho,presidente do Elos Internacional, EGD Vicente Herculano da Silva, Henrique Bragança, do Rotaract, ZeneidaApolônio Seixas, presidente do Probus Clube Niterói-Norte, Dulce Rocha de Mattos, representante da Universidade Aberta da Terceira Idade de Niterói, Carlos Henrique de Carvalho Fróes, José Alves Fortes, Waldenir de Bragança, respectivamente presidente, vice-presidente e secretário da Academia Brasileira Rotária de Letras.
No dia 27 de maio, em Nova York, na Missão Permanente do Brasil junto às Nações Unidas, a delegação brasileira foi recebida pelo conselheiro Alan Coêlho Séllos, que protocolou o documento, em nome da embaixadora Maria Luiza Ribeiro Viotti, para ser encaminhado ao secretário-geral da ONU Ban Kimoon. No encontro, o conselheiro Séllos destacou que a proposta apresentada reforça a posição do Brasil como candidato a um assento permanente no Conselho de Segurança nas Nações Unidas.
A visita foi uma oportunidade para a delegação conhecer mais sobre as ações realizadas pela ONU. Os representantes do Brasil reuniram-se, também, com Wagner Santiago, da Biblioteca da ONU na Comissão de Serviço Civil Internacional, e com Ivan Cordeiro, da Divisão de Políticas de Recursos Humanos.
Idioma oficial de oito países ? Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste, o Português é utilizado por 260 milhões de pessoas, sendo a 5ª língua mais falada no mundo e a 3ª entre as línguas universais de cultura. Assim, o reconhecimento desse idioma ''é ato de respeito e apoio às comunidades das nações de língua portuguesa, valorizando sua unidade e participação socioeconômica e cultural no contexto internacional'', conforme o memorial.
Av. Higienópolis, 996 - São Paulo - SP
Fundação de Rotarianos de São Paulo | CNPJ: 61.370.094/0001-85
Lei Geral de Proteção de Dados: dpo@frsp.org | Política de Privacidade | Fale Conosco