01/12/2011
A Escola para Crianças Surdas Rio Branco recebeu, no dia 1 de dezembro, a visita do Cardeal Renato Raffaele Martino, de Roma, acompanhado pelo diretor da Fundação de Rotarianos de São Paulo, Dino Samaja,
Na ocasião, a diretora da escola, Sabine Vergamini, apresentou o trabalho desenvolvido com crianças surdas, desde bebês, com o Programa de Estimulação do Desenvolvimento, até o 5º ano do Ensino Fundamental, ensinando a Língua Brasileira de Sinais (Libras), como primeira língua, e fortalecendo a identidade surda, em um ambiente linguístico rico, com espaço para a troca e apropriação do conhecimento. O Cardeal Martino contou sobre sua obra em apoio a crianças surdas no Laos, país asiático, localizado na Indochina.
Padre Edvino A. Steckel, Susana Penteado, Cardeal Renato Raffaele Martino Sabine Vergamini, Dino Samaja e Ada Odino
O Cardeal Martino teve a oportunidade de conhecer toda a infraestrutura da escola e visitar algumas salas de aula, conversando com alunos e educadores, respondendo às perguntas e contando mais sobre sua atuação em diversos países. O Cardeal abençoou a todos ao longo da visita.
Cardeal Martino conversou com alunos da Escola para Crianças Surdas
A importância da transferência de experiências e aprendizados foi destacada por Dino Samaja, que ressaltou sua admiração pelo trabalho desenvolvido na Escola para Crianças Surdas Rio Branco. Acompanharam a visita o Padre Edvino A. Steckel, Ada Odino e Susana Penteado, diretora do Centro Profissionalizante Rio Branco (Cepro).
Visitantes com alunos surdos da Escola para Crianças Surdas
O Cardeal Renato Raffaele Martino tem 79 anos, já foi embaixador do vaticano nos Estados Unidos e em outros países e realizou importantes trabalhos de ajuda social, na luta contra a fome e a favor da justiça e da pacificação das nações. Já morou no Brasil, em Brasília, entre 1978 e 1980. Inspirada nos trabalhos do Cardeal, em 2009 foi criada a Fondazione Alessandro e Teresa Martino, que tem o objetivo de desenvolver projetos em benefício de crianças e pessoas de baixa renda.
Os representantes conheceram, ainda, o acervo do Museu Armando de Arruda Pereira, na Unidade Higienópolis, que tem o objetivo de resgatar e preservar a história da Fundação de Rotarianos de São Paulo, suas mantidas e do Rotary no Brasil.
Av. Higienópolis, 996 - São Paulo - SP
Fundação de Rotarianos de São Paulo | CNPJ: 61.370.094/0001-85
Lei Geral de Proteção de Dados: dpo@frsp.org | Política de Privacidade | Fale Conosco