10/09/2010
Nos dias 9 e 10 de setembro, aconteceu o VII Encontro de Rotarianos de Língua Portuguesa, no Centro de Convenções Mendes, em Santos, realizado em conjunto com o XXXIII Instituto Rotary do Brasil. O tema do Encontro deste ano foi "Unindo continentes através da CIP_PLOP". Seis dos oito países que integram a comissão estiveram representados no Encontro, que contou também com representantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa - CPLP, do Itamaraty e do Instituto Internacional da Língua Portuguesa. O Diretor de Rotary Internacional, Antonio Hallage, proferiu pronunciamento na abertura do Encontro, assim como o presidente da CIP_PLOP, EGD Carlos Jerônimo da Silva Gueiros; o Coordenador Nacional das Comissões Interpaíses e presidente da Fundação de Rotarianos de São Paulo, EGD Eduardo de Barros Pimentel; o EGD José Carlos Estorninho, de Portugal; e o Cônsul Honorário de Portugal em Santos, Arménio Mendes.
Inicialmente foram evidenciadas contribuições sobre como a CIP_PLOP pode aprimorar suas ações nos demais países de língua portuguesa. Foi essa a tônica das palestras da Embaixadora Alda Melo dos Santos, de São Tomé e Príncipe, que representou o Secretário Geral da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa - CPLP; do Chefe do Núcleo de Temas da CPLP - do Departamento da África do Itamaraty, Conselheiro Paulo Rocha Cypriano; do EDRI Mário de Oliveira Antonino; do Presidente da Associação da Amizade Brasil-Angola, Jairo José Junior; e do Diretor de Relações Institucionais do Grupo Camargo Corrêa, Kalil Cury Filho.
A mensagem dos palestrantes foi a de que é importante o papel da CIP_PLOP, como entidade da sociedade civil, na realização de projetos nos países de língua portuguesa.
Dando sequência às discussões, foi dada ênfase à importância da educação e da promoção da língua portuguesa. Na ocasião, o Embaixador Lauro Moreira, que esteve à frente da missão brasileira junto à CPLP, em Lisboa, e o novo Diretor (nomeado) do Instituto Internacional da Língua Portuguesa, Gilvan Müller de Oliveira, palestraram sobre o impacto do Acordo Ortográfico e do valor, inclusive em termos econômicos, da nossa língua. O Diretor das Faculdades Integradas Rio Branco, Custódio Pereira, fez exposição relacionada à estrutura física e docente das FRB, e o seu papel como uma instituição cuja qualidade tem sido testemunhada internacionalmente, por meio do crescente número de acordos celebrados com universidades de renome no exterior.
No evento foram apresentados alguns dos trabalhos realizados e em andamento, momento em que o EGD Nadir Zacarias falou sobre o projeto de bolsas de estudo para médicos, que idealizou e iniciou em 2010, beneficiando neste primeiro ano três médicos angolanos e uma médica de Cabo Verde, que estagiam no Hospital Sírio Libanês, na Faculdade de Saúde Pública e no Centro de Microcirurgia do Hospital de Clínicas, todos em São Paulo.
Também foi inspiradora a apresentação de dois projetos realizados na Guiné-Bissau e já concluídos, Radio Sol Mansi e Pão para a África, feita por Clélio Zanoni Filho, do Rotary Club de Santa Cruz do Rio Pardo. Os embaixadores, cônsules e representantes da CPLP presentes tiveram uma explicação pelo exemplo do que o Rotary faz e pode fazer.
O Secretário Executivo da CIP_PLOP, Roberto Bedrikow, destacou a importância da difusão dos projetos realizados, em curso ou em planejamento. Assim, solicitou que todos os distritos e clubes que estejam planejando ou tenham concluído projetos nos demais países de língua portuguesa ou que atuem na promoção do idioma, inclusive, neste caso, quando não o fizerem em âmbito internacional, comuniquem tais informações à secretaria da CIP_PLOP, para divulgação.
Ao final do encontro a palestra do Cônsul Geral Honorário de Cabo Verde em São Paulo, Aguinaldo Paulo da Silva Rocha, contextualizou a situação econômica, educacional e da saúde em seu país; e a explanação do GDE João Bettencourt, de Moçambique, abordou a maneira como os distritos e clubes brasileiros podem atuar conjuntamente em projetos em Moçambique. A respeito da forma de atuação possível, o EGD Altimar Augusto Fernandes fez apresentação a respeito de como usar os recursos da Fundação Rotária para projetos nos países de língua portuguesa.
O Encontro foi concluído com uma homenagem prestada ao EGD Eduardo de Barros Pimentel pela sua incansável dedicação e inestimável contribuição à CIP_PLOP, como seu presidente de 2004 a 2010.
Av. Higienópolis, 996 - São Paulo - SP
Fundação de Rotarianos de São Paulo | CNPJ: 61.370.094/0001-85
Lei Geral de Proteção de Dados: dpo@frsp.org | Política de Privacidade | Fale Conosco