02/09/2010
No dia 02 de setembro, a Fundação de Rotarianos e a CIP_PLOP - Comissão Brasil-Portugal e Países de Língua Oficial Portuguesa - realizaram cerimônia de entrega simbólica de livros arrecadados, por meio de doações, para Cabo Verde.
A solenidade, que aconteceu no campus das Faculdades Integradas Rio Branco, contou, em sua abertura, com as palavras do presidente da FRSP, Eduardo de Barros Pimentel, que ressaltou sua alegria por meio de uma ação que valoriza a educação em um dos seus pilares básicos: a leitura, "Espero que esse trabalho, conduzido pela CIP_PLOP, se multiplique por seu exemplo". O presidente destacou, ainda, que este é um importante passo para a concretização de futuras parcerias e ações conjuntas com o país africano. "Cabo Verde merece todo o nosso respeito, haja vista seu compromisso social e cultural. Esperamos, com esta primeira ação, estreitar laços para realização de projetos futuros".
Na ocasião o secretário-executivo da CIP_PLOP e gerente de Relações Internacionais da FRSP, Roberto Bedrikow, falou sobre como se deu a arrecadação dos cerca de 2 mil exemplares de livros infantis e didáticos, "Tendo em vista que uma de nossas premissas é atuar em projetos de erradicação do analfabetismo e promoção da língua portuguesa optamos por doar os livros para um país africano da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa - CPLP. Para isso, contamos com o apoio do Rotary e Rotaract Club SP-Anchieta; do Rotary e Rotaract Club SP-Pirituba e do Rotaract Rio Branco, que arrecadaram os livros na comunidade e empresas da região".
Sobre o processo de arrecadação dos livros o presidente 2009-10 do Rotary Club SP-Anchieta, Leonardo Weissmann; o representante do Rotary Club SP-Pirituba, Carlos Alberto de Souza; o diretor do Rotaract Club SP-Anchieta 2010-11, José Augusto Tonza; e o diretor do Rotaract Rio Branco 2010-11, João Eduardo Gonçalves, evidenciaram o valor do engajamento em ações de cunho social como estas, que visam a fortalecer o contato entre os países membros da CIP_PLOP e, principalmente, impulsionar ações futuras, valorizando o propósito fundamental da Comissão que é a integração de rotarianos de países e áreas de língua portuguesa, entre outros objetivos, para a difusão e promoção do idioma comum.
O diretor-geral das FRB, Custódio Pereira, declarou a importância de projetos de cunho humanitário que fortalecem a comunidade e unem países em um ideal comum. "Nosso objetivo é integrar culturas e dissolver fronteiras, por meio de projetos e programas de caráter educacional e social".
Na oportunidade o Cônsul Geral Honorário de Cabo Verde, Aguinaldo Paulo da Silva Rocha, explicitou que a ação foi de extrema importância, uma vez que visa a dar melhor estrutura para os jovens de Cabo Verde, além de estreitar os laços de amizade entre os países. O Cônsul ressaltou que os livros serão encaminhados para um município muito carente da Ilha de Santo Antão.
Ao final o Cônsul Aguinaldo Rocha; o presidente do Rotary Club SP-Anchieta, Leonardo Weissmann; e o presidente do Rotary Club SP-Pirituba, Carlos Alberto de Souza, foram entrevistados, no estúdio de TV, por alunas do curso de Comunicação Social e Relações Internacionais das Faculdades Integradas Rio Branco.
Em entrevista, o Cônsul de Cabo Verde declarou: "Precisamos incentivar a cultura. Se conseguirmos colocar a juventude nas bibliotecas públicas, para adquirir o hábito da leitura, com certeza, teremos um grande avanço na educação de nosso país".
Na ocasião, Leonardo Weissmann afirmou: "É difícil imaginar um mundo com pessoas que não sabem ler e escrever. Pensando nisso e alinhado ao ideal rotário "Dar de si, antes de pensar em si" é que organizamos esse projeto, contando com o apoio maciço do nosso Rotaract".
Durante a entrevista, Carlos Alberto de Souza enfatizou que o esforço é o início de um amplo trabalho, "Todos os integrantes do nosso clube - Rotary e Rotaract, se engajaram para angariar estes livros junto aos seus familiares, na comunidade, em estabelecimentos comerciais e grandes centros. Acreditamos ser esse apenas o primeiro de vários outros projetos".
Prestigiaram também a cerimônia Pryscila de Carvalho e Alexandra Campos, do Rotaract Club SP-Anchieta; Maria Aparecida Torres de Souza e Sérgio Joanir de Barros, do RCSP - Pirituba; e Erika Angeli, assessora de Relações Internacionais da FRSP; Alexandre Uehara, Coordenador do curso de Relações Internacionais das Faculdades; e a professora Denilde Oliveira Holzhacker, do mesmo curso.
Clique aqui e assista ao vídeo da entrevista do Cônsul Aguinaldo Rocha
Av. Higienópolis, 996 - São Paulo - SP
Fundação de Rotarianos de São Paulo | CNPJ: 61.370.094/0001-85
Lei Geral de Proteção de Dados: dpo@frsp.org | Política de Privacidade | Fale Conosco