10/01/2011
A Fundação de Rotarianos de São Paulo, reforçando seu compromisso com a educação, promoveu, entre os dias 10 e 21 de janeiro, uma oficina, coordenada pela Escola para Crianças Surdas Rio Branco, que possibilitou aos funcionários adquirir conhecimentos básicos da Língua Brasileira de Sinais (Libras), bem como uma ampla visão acerca da cultura surda.
O Brasil possui apenas dois idiomas oficiais: Português e Libras e, atualmente são mais de 5 milhões de surdos no Brasil. Diante disso, a Fundação de Rotarianos de São Paulo empenha-se na luta pela integração social dessa minoria, atuando junto à comunidade surda desde 1977, por meio da Escola para Crianças Surdas Rio Branco.
O universo dos surdos foi o foco das aulas durante a Oficina, sendo abordados temas como a história da educação dos surdos, as diferenças e conceitos de surdos, deficientes auditivos, surdos-mudos e surdos-cegos. Palavras básicas em libras foram lecionadas na Oficina, como os meses do ano, dias da semana, frutas, cores, numerais, o alfabeto manual, entre outros.
Na comunicação com os surdos são fundamentais os olhos para melhor entender os dois tipos de expressões: faciais de emoções e faciais gramaticais. A Libras é uma língua visual-espacial que possui gramática própria e não é universal, portanto, cada país possui sua língua de sinais.
Av. Higienópolis, 996 - São Paulo - SP
Fundação de Rotarianos de São Paulo | CNPJ: 61.370.094/0001-85
Lei Geral de Proteção de Dados: dpo@frsp.org | Política de Privacidade | Fale Conosco