O sonho de transformar a vida da sociedade paulistana, por meio de ações consistentes e duradouras, reuniu um grupo de 20 empresários paulistanos, filiados ao Rotary Club de São Paulo que, de forma empreendedora e independente de qualquer organização, e tendo por princípio basilar a educação, instituiu no ano de 1946, a Fundação de Rotarianos de São Paulo.
Desafiado a tornar realidade seus ideais de servir à comunidade, esse grupo assumiu as responsabilidades legais e financeiras da Fundação de Rotarianos de São Paulo, comprometendo-se com o sonho e com a constituição do patrimônio, por meio de doações pessoais.
Outros idealistas, pouco a pouco, juntaram-se ao grupo inicial, fortalecendo, ainda mais, a proposta da nova instituição. Inicialmente, a Fundação de Rotarianos de São Paulo assumiu duas instituições educacionais já existentes no cenário da época: o Liceu Nacional Rio Branco (hoje o Colégio Rio Branco) e o Lar Escola Rotary no município de Cotia (hoje o Centro Profissionalizante Rio Branco).
Em constante evolução e desenvolvimento, um dos marcos importantes da história da instituição, foi a inauguração de sua sede no bairro de Higienópolis, em 1960. A cerimônia contou com a presença de importantes lideranças, entre elas o então Presidente da República Juscelino Kubitschek, que associou esta grande obra ao progresso vivido pelo País.
Ao longo dos anos, o Colégio Rio Branco fortaleceu seu papel como importante centro educacional na cidade de São Paulo e, paralelamente, ampliou sua atuação educacional na unidade localizada em Cotia.
O final dos anos 1970 e início dos 1980 foi um período de forte expansão das atividades da Fundação de Rotarianos de São Paulo. Assim, em 1977, ocorreu a implantação do curso Renato Tonacci para Deficientes Auditivos, hoje Centro de Educação para Surdos Rio Branco, que passou a ser totalmente mantido, de forma autônoma, pela Fundação de Rotarianos de São Paulo em 1980. O Centro de Educação para Surdos Rio Branco promove, desde a sua constituição, a inclusão de crianças e adolescentes surdos e suas famílias, por meio da educação, tornando-se referência, não somente para comunidade surda da cidade de São Paulo e do entorno, mas também internacional.
Acompanhando o desenvolvimento da região de Cotia, a Fundação de Rotarianos de São Paulo inaugurou, em 1982, a segunda unidade do Colégio Rio Branco.
Todo esse aprendizado conduziu a instituição para o seu ingresso no Ensino Superior, em 1999, com a criação das Faculdades Integradas Rio Branco e, em 2010, a criação do Ensino a Distância Rio Branco, conectando-se às demandas da atualidade por uma educação flexível.
Ao longo de mais de 75 anos de existência, a Fundação de Rotarianos de São Paulo, baseou a sua trajetória na valorização das pessoas, fomentando e realizando ações educacionais, sociais, filantrópicas e culturais, por meio das Instituições Rio Branco, impactando gerações. São crianças, adolescentes, jovens, adultos e profissionais que fazem parte da história da instituição - educadores, colaboradores, conselheiros, diretores e gestores -, que atuam com dedicação, ética, responsabilidade, empenho e amor à educação.
Dotada de autonomia patrimonial, administrativa, financeira e operacional e não tendo qualquer vinculação, dependência ou submissão de qualquer ordem com outras organizações de qualquer natureza, a Fundação de Rotarianos de São Paulo estimula programas educacionais e sociais em favor da comunidade, estendendo seus benefícios a toda a população, sem qualquer discriminação, não importando origem, cor, credo ou condição social, mantendo-se fiel à vontade de seus instituidores, consubstanciada em seu estatuto social.
"Servir com excelência, por meio da educação, formando cidadãos éticos, solidários e competentes".
"Ser referência nacional e internacional na área de Educação".
Ética - Observar os mais elevados princípios e padrões éticos, dando exemplo de solidez moral, honestidade e integridade. Responsabilidade Social - Exercer a cidadania contribuindo, por meio da Educação, para o desenvolvimento da Sociedade e respeito ao meio ambiente. Ser Humano - Propiciar um tratamento justo a todos, valorizando o trabalho em equipe, estimulando um ambiente de aprendizagem, desenvolvimento, respeito, colaboração e autoestima. Gestão - Valorizar e seguir os princípios da Transparência, Equidade, Prestação de contas e Responsabilidade Corporativa. Qualidade - Estimular a inovação e a criatividade de forma planejada e integrada, com foco na qualidade e nos resultados, propiciando a perenidade da organização.
Av. Higienópolis, 996 - São Paulo - SP
Fundação de Rotarianos de São Paulo | CNPJ: 61.370.094/0001-85
Lei Geral de Proteção de Dados: dpo@frsp.org | Política de Privacidade | Fale Conosco