17/05/2012
O superintendente da Fundação de Rotarianos de São Paulo, Marco Rossi, foi convidado, pelo Embaixador da Finlândia no Brasil, Jari Luoto, a participar do ciclo de palestras "O Segredo da Educação Finlandesa", promovido pela Embaixada da Finlândia no Brasil, no dia 17 de maio, em Brasília.
Como um conhecedor da realidade educacional da Finlândia, Na Embaixada, Marco Rossi explicitou que, após os resultados do Programa de Avaliação do Estudante Internacional (Pisa), a partir de 2000, o mundo voltou os olhos para a educação do país. O programa, que é uma pesquisa trienal, avalia a capacidade de um adolescente de 15 anos no uso e conhecimento de certas habilidades e na maneira de lidar com desafios da vida real.
O palestrante destacou que as melhorias educacionais foram baseadas nas influências de fatores histórico-culturais, na mudança de estrutura do sistema educacional, na flexibilidade do currículo escolar e, principalmente, na formação do corpo docente. "Chama a atenção o respeito ao professor. É uma sociedade baseada no conhecimento e é um dos países onde a autonomia pedagógica talvez seja melhor exercida", afirmou.
Outros convidados ilustraram o tema, como Jan-Markus Holm, diretor da Universidade de Jyväskylä e representante da EduCluster Finland, que comentou que um dos grandes desafios do Brasil é o tamanho do país e suas diferenças regionais, mas considera que, mesmo assim, é possível estabelecer diretrizes de melhoria.
Prestigiaram o evento os senadores Cristovam Buarque, Roberto Requião, Ana Amélia e o presidente do Conselho Superior da Fundação de Rotarianos de São Paulo, Carlos Jerônimo da Silva Gueiros.
- Educação de qualidade... e para todos!
Av. Higienópolis, 996 - São Paulo - SP
Fundação de Rotarianos de São Paulo | CNPJ: 61.370.094/0001-85
Lei Geral de Proteção de Dados: dpo@frsp.org | Política de Privacidade | Fale Conosco