James Henry Francis Roth, mais conhecido como Jim Roth, nasceu em Ventura, Califórnia, EUA, em 22 de agosto de 1887, e faleceu na sua cidade natal, ao completar 81 anos, em 29 de agosto de 1968. Ao longo da vida, percorreu, a serviço do Rotary, 47 países.
Estudou na Grammar School e concluiu o ginásio na Ventura High School. Com alto nível de cultura, adquirido por suas andanças ao redor do mundo, falava, fluentemente, português, francês, alemão, espanhol, além de sua língua pátria. Em 1906, duas semanas depois de se formar, foi trabalhar como secretário de um ex-juiz da Corte Suprema. Trabalhava e estudava Direito ao mesmo tempo, exercendo ainda, outras profissões: pagador, guardador de livros, comprador e, depois, vendedor. Em 1914, tornou-se representante de uma grande empresa de café, no Estado de Sonora, México, onde permaneceu apenas um ano.
Dizia James que, desde criança, desejou representar seu país e, assim sendo, escreveu ao Departamento de Estado dos EUA (State Department) para informar-se sobre as possibilidades de sua entrada no serviço diplomático americano. Em dezembro de 1915, foi nomeado vice-cônsul na cidade de Guayaquil, no Equador. Serviu na carreira consular durante 10 anos, nas cidades de Guayaquil (Equador), Lima (Peru), Recife e Manaus (Brasil).
Ao Brasil, chegou em agosto de 1921, iniciando seu trabalho no Consulado de Recife, por um ano e meio. Designado, seguiu para Manaus, onde, após mais um ano e meio na função de cônsul, pediu afastamento do cargo para tratar de problemas emocionais causados pela morte da mãe, retornando, assim, à Califórnia.
A 1ª ligação direta de Jim Roth com o Rotary Internacional ocorreu ainda na sua estada na cidade de Lima. Organizou, a pedido do embaixador peruano em Washington, sr. Frederico Alfonso Pezet, o Rotary Club de Lima, juntamente com Fernando Carbajal que viria a ser Presidente do Rotary Internacional, ano rotário de 1942-1943.
Conheceu o secretário do Rotary Internacional, Chesley Perry, durante uma reunião em 1921. Em 1925, recebeu dele um telegrama convidando-o para uma missão rotária na Espanha e Portugal, pelo período inicial de 6 meses. Esse tempo previsto acabou, novas empreitadas surgiram e James cumpriu-as com vigor. Daí por diante, foram 17 anos de serviços como Representante do Rotary Internacional na Europa e América Latina.
Ainda em 1925, Jim foi recebido em audiência pelo Papa Pio XI e conferenciou com o secretário assistente do Estado do Vaticano, monsenhor Pizzardo, sobre assuntos referentes ao Rotary e sua relação com a Igreja.
Após um ano de serviços na Europa, veio para a América Latina, com o intuito de expandir o Rotary e dar assistência aos clubes, que organizou e "ajudou" a fundar.
Lista dos países e número respectivo de clubes fundados:
Retornou ao Brasil, em agosto de 1928, sendo recebido pelos rotarianos do Rotary Club do Rio de Janeiro. Em 1929, recomendou à Diretoria do Rotary Internacional a criação de um distrito destinado somente aos clubes brasileiros, pois, até então, só havia, na América do Sul, dois distritos. Assistiu a todas as conferências distritais brasileiras até a data de sua partida, em 1942.
Clubes brasileiros organizados por Jim:
Homenagens foram feitas pelos rotarianos dos distritos brasileiros 26 e 27, em forma de agradecimento ao trabalho realizado e em despedida, já que, em 1942, desligou-se da função de Representante do Rotary Internacional, voltando para sua pátria. Sua ligação com nossa nação, porém, continuou, pois Jim assumiu o cargo de secretário executivo da "American Brazilian Association", uma organização devotada ao desenvolvimento do comércio e das relações culturais e sociais entre o Brasil e EUA.
Grande idealizador da obra rotária James H. Roth também recebeu, após uma campanha de rotarianos de todo o país, principalmente do amigo, Armando de Arruda Pereira, a maior condecoração que é dada pelo governo brasileiro a estrangeiro: a Ordem de Cavaleiro do Cruzeiro do Sul, concedida em setembro de 1947, pelo cônsul geral do Brasil em Nova York, Walter Sarmanho, representando o presidente em exercício, Eurico Gaspar Dutra, pelo seu trabalho realizado na América Latina, servindo ao Rotary, estreitando relações entre povos e divulgando a bandeira nacional.
Av. Higienópolis, 996 - São Paulo - SP
Fundação de Rotarianos de São Paulo | CNPJ: 61.370.094/0001-85
Lei Geral de Proteção de Dados: dpo@frsp.org | Política de Privacidade | Fale Conosco